O emprego do conceito de Hospital Digital é cada vez maior. As soluções de gestão hospitalar (Enterprise Resource Planning - ERP), o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e os Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System - PACS) são só os primeiros de muitos avanços tecnológicos que constituem um Hospital Digital. Mas, afinal, qual o que se ganha com essa experiência digital?
Alexandre Erik Costa, gerente de contas da MV, explica que a evolução tecnológica proporcionada pelo conceito não 'frívola e que os benefícios vão além da passagem de informações manuscritas para a tela de um computador. Segundo eles, são cinco os principais benefícios do Hospital Digital:
- Inteligência clínica: por meio de alertas, o corpo clínico intervém no tratamento do paciente com maior precisão. É possível verificar, por exemplo, se o medicamento já foi aplicado, se é necessário fazer uma dupla checagem, se as doses administradas estão corretas e, até mesmo, se aquele remédio é mesmo destinado ao paciente.
- Circuito fechado de processos: todos as operações médicas são registradas e protocoladas, facilitando o encadeamento correto dos procedimentos. O medicamento é prescrito por um médico e é colocado no sistema. Uma farmacêutica faz a avaliação e libera a receita. Quando esse medicamento for ser aplicado, o sistema fará uma checagem, verificando se é o correto para aquele paciente e se está na dose e horário precisos.
- Segurança do paciente: além de o erro médico ser dificultado, assegurando o bem-estar do usuário, os sistemas facilitam a verificação da condição do paciente sem depender, exclusivamente, do médico responsável pelo setor que possui o prontuário de cada caso. Além disso, estando todas as informações registradas de forma digital, evita-se que a caligrafia seja um empecilho no tratamento do paciente, por exemplo.
- Acesso integrado às informações: resultados de exames, dados do prontuário do paciente e monitores de sinais vitais da sala de internação ou de cirurgia são integrados. Dessa forma, é mais fácil saber a respeito da condição do paciente e acessar seu histórico, facilitando medidas de urgência e consultas eventualmente necessárias para a realização de algum procedimento que necessite de informações mais amplas.
- Retorno financeiro: para certificar a implementação de um Hospital Digital pela HIMSS (Healthcare Information Management Systems Society – Sociedade de Sistemas de Informação e Gestão em Saúde), o retorno financeiro é um dos critérios avaliados. Além da economia com papel, deve haver uma diminuição no tempo de estadia do paciente no hospital, reduzindo, assim, os gastos.