Especialistas do mundo inteiro estarão reunidos na Pensilvânia, Estados Unidos, de 31 de julho a 4 de agosto, para a o maior congresso anual de análises clínicas do mundo, o AACC Annual Meeting 2016, promovido pela American Association for Clinical Chemistry. E o Brasil estará representado pelo laboratório carioca Sérgio Franco, que está entre as instituições do país com o maior número de trabalhos aprovados no evento. Seu corpo clínico levará para o encontro 24 pesquisas científicas, o que representa 26% do total de estudos sobre o assunto do Brasil.
“Estar no maior congresso de análises clínicas do mundo, com tantos trabalhos inscritos, significa um reconhecimento à contribuição do Sérgio Franco para a produção de conhecimento e inovação na área de análises clínicas. Este é o resultado dos investimentos e de todas as atividades desempenhadas na empresa nos últimos anos”, diz a Dra. Mônica Freire, diretora médica do Sérgio Franco.
Em 2016, o laboratório destacou-se com as pesquisas relacionadas às áreas de biologia molecular e endocrinologia. A diretora da instituição aponta os estudos mais relevantes: “Destaco os trabalhos aprovados que abordam o sequenciamento dos marcadores genéticos de câncer de mama BRCA1 e BRCA2 e sua prevalência na população feminina em nosso país, além do estudo desenvolvido sobre o zika vírus, que comparou resultados obtidos com amostras de sangue e urina.” Mônica ressalta ainda outros estudos sobre a relação do hormônio TSH com medicamentos em pacientes diabéticos, a análise da variação do hormônio TSH na população e a otimização do uso de cortisol para o diagnóstico de hipocortisolismo em crianças.
O AACC Annual Meeting 2016 oferece aos participantes mais de 200 sessões educacionais sobre o desenvolvimento da medicina laboratorial. Entre as atividades estão simpósios, workshops, mesas-redondas e palestras, além de um espaço em que foram expostos os pôsteres com os estudos científicos. Tudo isso reunido em um único evento, cujo objetivo é agregar informação e conhecimento, por meio de encontros com experts e da apresentação de trabalhos científicos originais que apontarão tendências e novas descobertas da área.
A exemplo dos anos anteriores, o encontro anual trará palestrantes especialistas e referências globais em todas as áreas da medicina e da patologia clínica e reunirá aproximadamente 20 mil profissionais. Simultaneamente, acontece a Lab Expo, a maior feira do mundo nesse campo, na qual mais de 700 empresas da indústria de diagnóstico colocarão em exposição mais de 200 novos produtos e testes disponíveis no mercado.
Ano passado, o AACC reuniu 17.500 participantes e apresentou avanços revolucionários na tecnologia de testes clínicos e de pesquisa que melhoram a capacidade dos profissionais de saúde para tratar pacientes de forma eficaz.
A Associação Americana para Química Clínica (American Association for Clinical Chemistry – AACC) é uma entidade internacional compromissada com os profissionais de saúde que possuem interesse em laboratórios de análises clínicas.